Osteopatia
A palavra Osteopatia provém dos termos gregos Osteón – osso e Pathos – efeitos que vêm do interior. Assim, osteopatia é uma denominação correta que indica a influência da doença, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso. A Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura.
Esta terapia tem como base a Anatomia, a Fisiologia, a Semiologia e a Biomecânica. O tratamento é baseado numa avaliação e diagnóstico clínicos.
Através de técnicas manuais, tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema músculo-esquelético, sacro-craniano e visceral, mantendo a sua integridade estrutural e a elasticidade do tecido conjuntivo ( grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos) em todos os seus sistemas.
O Osteopata utiliza as técnicas manuais específicas adequadas a cada tipo de tecido, a cada tipo de disfunção, a cada tipo de paciente, bem como à idade do mesmo.
A Osteopatia engloba três ramos essenciais:
Disponível na Fitoclinic Lisboa,Fitoclinic Porto, Fitoclinic Braga e Fitoclinic Leiria