Naturopatia
Apenas a Natureza cura, é a filosofia da Naturopatia, um sistema de medicina holística, que existe desde os tempos antigos.
A Naturopatia é um sistema de tratamento que utiliza recursos naturais para ajudar o corpo a curar-se a si próprio. Baseia-se em três grandes princípios:
O poder curativo da natureza ou Vis Medicatrix Naturae: existe uma “força vital” que promove a auto cura ou autoequilíbrio do organismo;
Holístico: Representa a conexão e interação entre os componentes estruturais, bioquímicos, mentais e emocionais do paciente. A disfunção numa área leva invariavelmente a um ou mais distúrbios noutra (s) área (s) do organismo;
O Individuo: As pessoas são geneticamente, bioquimicamente, estruturalmente e emocionalmente diferentes umas das outras. Cada pessoa responde de maneira diferente às agressões de que é alvo, sejam elas mentais, emocionais, estruturais, nutricionais, sociais ou culturais.
Naturopatia é um modo de tratar a doença, que utiliza as forças curativas naturais presentes no corpo humano em conjunto com a nutrição e, por vezes, suplementos naturais de diferentes formas e origens.
Esta terapia é útil nas disfunções do organismo, sejam elas estruturais, bioquímicas, mentais ou emocionais, tanto de uma forma autónoma e/ou complementar a outras abordagens de cuidados de saúde primários e continuados. Preconiza que a saúde é mais do que a ausência de doença, estando esta dependente de um conjunto de fatores, sendo portanto o reflexo de uma harmoniosa interação com o ambiente envolvente.
É aconselhável pelo menos uma consulta anual de rotina, para fazer uma análise à sua condição física e emocional, é uma excelente forma de prevenir futuras doenças e aumenta a sua qualidade de vida.
O alvo dos naturopatas é evitar e tratar a doença através de um diagnóstico pormenorizado e de um vasto leque de tratamentos, muitos dos quais têm de ser integrados no estilo de vida da pessoa para se produzir uma saúde duradoura.
Indicações da Naturopatia
A naturopatia pode solucionar muitos problemas agudos e crónicos; como anemias, alergias, artrite, bronquite, candidíase, distúrbios na circulação sanguínea, obstipação, cistite, eczema e outras doenças de pele, síndrome do cólon irritável, enxaquecas, tensão pré-menstrual, sinusite e úlceras. No que respeita a doenças letais, pode melhorar a resistência à infeção promovendo a diminuição do risco de complicações.
Disponível na Fitoclinic Lisboa, Leiria, Porto e Braga


