
Medicina Tradicional Chinesa
A medicina tradicional chinesa (MTC), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
Os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa são:
O Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a herança deixada pelos antigos médicos chineses, que através dos tempos foram melhorando a anamnese, ultrapassando algumas dificuldades e legando o seu saber ás gerações vindouras.
O diagnóstico da Medicina Chinesa, embora aparentemente simples, é muito eficaz – as observações a serem feitas incluem observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, destacam-se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, que fornecem informações preciosas e exatas sobre a condição de saúde do paciente.
Como tal, a combinação dos métodos terapêuticos da medicina chinesa é indicada num vasto e diverso leque de patologias, do foro musculo-esquelético (lombalgia, ciática, etc...), digestivo (gastrite, obstipação, etc...), nervoso (stresse, depressão, etc...), dermatológico (dermatite, alergia, etc...), respiratório (asma, sinusite, etc...), entre outros.
Disponível na Fitoclinic Lisboa, Leiria, Porto e Braga
