Osteopatia Visceral
É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de órgãos e vísceras, melhorando a função dos mesmos.
O sistema visceral depende da sincronização entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais. Como consequência da perda de mobilidade reduz-se a circulação sanguínea do tecido afetado. Desta forma, podem aparecer irritações, inflamações e infeções produzidas por problemas de irrigação.
Quando um órgão não se encontra em harmonia com outra víscera devido a uma tonicidade anormal, aderências ou fixações, trabalhará contra os outros órgãos e também contra as estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas.
As disfunções vertebrais podem levar a disfunções viscerais, alterando a passagem de informação nervosa até às vísceras. Tendo em conta que esta passagem de informação é feita nos dois sentidos, os problemas viscerais também podem afetar significativamente a coluna vertebral. Além disso todos os órgãos internos estão ligados, mais diretamente ou menos, à coluna vertebral pelas membranas que os suportam. Tensões na fáscia, que sustenta os órgãos, provocam tração sobre a coluna, que por sua vez necessita de uma compensação muscular.
Quando já não há forma de compensação e as estruturas perdem essa capacidade, a dor manifesta-se.

