Fitoterapia
A fitoterapia chinesa é uma das terapias constituintes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual são usadas plantas para atingir o efeito terapêutico desejado.
O seu papel é tão ou mais importante que a acupunctura. Na realidade, os fitoterapeutas chineses usam apenas fitoterapia para tratar os seus pacientes, mas a maioria dos acupunctores socorre-se da fitoterapia para combinar com os tratamentos de acupunctura.
A fitoterapia chinesa é muito eficaz no tratamento de síndromes de vazio sendo, nestes casos, mais eficaz que a acupuntura. Por outro lado, como não é praticável fazer acupuntura todos os dias, é frequente recorrer à fitoterapia como complemento da acupuntura.
Na fitoterapia chinesa, raramente são prescritas plantas isoladas. Na filosofia da MTC, o paciente deve ser visto como um todo e não como tendo os sintomas isolados. Tratam-se as manifestações, mas também as causas.
Para concretizar estes princípios, a fitoterapia recorre a fórmulas constituídas por um número variável de plantas, associadas de acordo com as suas características energéticas e cujo conjunto vai servir para tratar uma ou várias síndromes (conjunto de sintomas e sinais).
Disponível na Fitoclinic Lisboa, Leiria, Porto e Braga

